quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Resumo- Cap: 10


 FATORES QUE AFETAM O ESTADO DE EQUILÍBRIO

A concentração de oxigênio dissolvido (OD) em um copo d’água qualquer é controlada por vários fatores sendo um deles a solubilidade do oxigênio em água.

Princípios de Lê châtilier

Se dissolvermos completamente um comprimido de antiácido efervescente em água forma-se um sistema em equilíbrio envolvendo a formula do medicamento: bicarbonato de sódio, carbonato de sódio, ácido cítrico, e ácido acetilsalicílico.
Se colocarmos ácido nesse sistema vai produzir bolhas de gás, isso quer dizer que o equilíbrio foi perturbado.

Concentração

Sabemos que a diminuição da concentração de um produto favorece a formação de gás e se alterarmos a concentração dos reagentes?
Há um sedimento maior em produtos quando se inicia a reação com altas concentrações de CO(g) ou de O2(g)

Pressão

Considera-se a pressão de um sistema em equilíbrio somente quando estão presentes substâncias no estado gasoso e não há favorecimento do equilíbrio quando se altera a pressão do equilíbrio envolvendo apenas sólidos e líquidos. Nos equilíbrios que contém gases são favorecidos, pois formam menor quantidade de moléculas gasosas aumentando a pressão, fazendo com que o equilíbrio desloque para a direita onde o sistema ocupa menor volume.

Temperatura

A temperatura nos equilíbrios é de acordo a equação termoquímica, que os representa.
No equilíbrio envolvendo a formação de amônia, um processo  exotérmico, a formação do produto aumenta quando a temperatura abaixa.
No processo endotérmico aumentando a temperatura favorece a formação dos produtos dos produtos, com o aumento da temperatura implica a compensação de consumo de energia.

Catalisadores

Os catalisadores são reagentes que aumentam a velocidade das reações químicas porque modificam seus mecanismos e a energia de ativação (Ea). Por esse motivo os catalisadores não alteram o rendimento, mas permitem que essa situação seja atingida.

Nenhum comentário: